Na nossa cidade de Sapeaçu, as indagações perduram ou continuam, sobre a pavimentação asfáltica, anunciada pela gestão do Prefeito George Góis, que está no seu quarto mandato, como Prefeito de Sapeaçu, cidade integrante da região do recôncavo baiano.

Algumas cidades da região,como Conceição do Almeida, Castro Alves, Dom Macedo Costa e outras, já possuem em sua malha viária urbana, pavimentação asfáltica. sendo que as mesmas são frutos de alinhamento e composição política com o Governo do estado.

Em meados de 2021, o grupo da gestão municipal,liderado pelo Prefeito George Góis, anunciou as tratativas e conversas com dois candidatos às eleições de 2022: Deputado Estadual na época Dal Barreto, que concorreria pra Deputado Federal e o jovem, Júnior Nascimento pra Deputdo Estadual, que a cidade de Sapeaçu, receberia cerca de 3 mil metros de pavimentação asfáltica, via Codevasf,(Companhia de Desenvolvimento do Vale do São francisco) em ruas do Centro da cidade de Sapeaçu.

Após as conversas e anúncios, aconteceu, exatamente em 16 de setembro de 2021,a assinatura da ordem de serviço, no pátio da Prefeitura,com discursos e apresentações sobre o projeto da pavimentação asfáltica e a partir dalí, tão logo, as obras seriam iniciadas na cidade.

Assinatura da ordem de serviço da pavimentação asfáltica de Sapeaçu em setembro de 2021

16 de setembro de 2021 – Júnior Nascimento, candidato a Deputado na época, hoje Deputado Estadual, falou à TV Sapeaçu sobre a assinatura da ordem de serviço da pavimentação asfáltica de Sapeaçu

os fatores que dificultaram ou atrasaram a realização da pavimentação asfáltica em Sapeaçu:
(01) Codevasf: TCU aponta superfaturamento nos contratos de asfalto

O Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou superfaturamento em contratos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para pavimentação e determinou um aperfeiçoamento nos processos da estatal.

O tribunal analisou 23 contratos com as empresas Engefort, Construservice e JT. A Engefort é investigada pela Controladoria-Geral da União (CGU), suspeita de ter formado um cartel para vencer contratos. A Construservice é investigada pela Polícia Federal (PF) por suspeita de desvio de dinheiro em contratos.

A auditoria descobriu que a Codevasf pagou R$ 7,8 milhões a mais, em 12 contratos, pela construção de uma sarjeta mais cara do que aquela usada normalmente em vias urbanas, serviço que nunca foi prestado de fato. A sarjeta é a estrutura pela qual escoa a água da rua.

Em manifestação ao TCU, a Codevasf reconheceu que houve o superfaturamento e informou que as empresas seriam notificadas sobre a necessidade de estorno dos valores pagos indevidamente. Disse também que não incluiria o item em novos contratos, já que ele não é necessário para as obras.

O TCU determinou, no acórdão do ministro Oliveira, que a Codevasf levante todos os contratos que contêm o item — já que o prejuízo deve ser maior do que a auditoria conseguiu verificar — e adote providências para ressarcir o erário.

Matéria acima mostra a suspensão do TCU, de serviços pela Codevasf , até que se regularize a situação.Com isso, todas as obras foram paralisadas e as que iriam iniciar, ficaram travadas, inclusive a de Sapeaçu.

(02) Mudança na gestão Federal
Esse foi o segundo fator que implicou na não realização da pavimentação asfáltica em Sapeaçu até o presente momento

Mudança de situação
Júnior Nascimento, em recente visita, garante realização da obra da pavimentação asfáltica em Sapeaçu
Uma das várias obras de pavimentação asfáltica que já foram retomadas pela Codevasf, regional de juazeiro/BA em 2023
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai investir mais de R$ 9,5 milhões em serviços de pavimentação no município de Juazeiro, no Norte da Bahia, onde está sediada sua 6ª Superintendência Regional. O superintendente regional Miled Cussa Filho já autorizou o início dos serviços para esta segunda-feira (02), e a previsão é que eles sejam concluídos num prazo de oito meses.

Os serviços devem ser iniciados nos bairros Jardim Vitória e Quidé. No total, deverão ser pavimentadas, com blocos intertravados, cerca de 70 ruas, beneficiando aproximadamente 30 mil pessoas em dez bairros periféricos. Segundo Miled Cussa Filho, “a pavimentação vai melhorar o tráfego de pessoas, veículos e mercadorias pelas principais ruas dos bairros, trazendo valorização imobiliária, melhorando as condições sanitárias e de locomoção da população, promovendo, dessa maneira, o desenvolvimento urbano”.

Segundo estudos realizados pela área de engenharia, a utilização de blocos intertravados tem algumas vantagens em comparação ao piso asfáltico e aos paralelepípedos, entre eles a durabilidade, pois pode durar até 20 anos e, caso necessite de reparos ou troca, os processos são simples. O piso intertravado também possui fissuras entre as peças, facilitando o escoamento de água e evitando alagamentos.

Além da durabilidade, outro destaque é a resistência a grandes tráfegos e movimentos. Assentados sobre uma camada de areia, o piso intertravado é facilmente instalado. O material não requer ferramentas diferenciadas, qualquer tipo de máquina ou mão de obra especializada, além de poder ser usado logo após a instalação.

Outra vantagem a ser considerada é a eficiência energética, pois estudos mostram que o piso intertravado de concreto reflete cerca de 30% a mais de luz do que outros tipos de pavimentos, por possuir uma coloração mais clara e acabamento fino. Dessa maneira, é possível economizar até 60% da iluminação pública.

As peças do pavimento intertravado podem, ainda, ser retiradas com facilidade e reutilizadas em outros locais, evitando qualquer tipo de desperdício. Com uma superfície antiderrapante, o piso intertravado garante maior segurança a pedestres, ciclistas e pessoas com deficiência física, promovendo mais integração e acessibilidade

13 de novembro de 2023 – Licitações de pavimentação asfáltica são retomadas pela Codevasf
A Codevasf, divisão de Juazeiro, a qual Sapeaçu faz parte, abre licitação para pavimentação asfáltica para vários municipios da regional de juazeiro-Ba

Em recentes indagações da nossa equipe de reportagem ao Secretário de Administração, Juraci Pinto, a informção é que a pavimentação asfáltica pode chegar a qualquer momento. Assim, fica claro, pelo que estamos observando e juntando as peças, é iminente acontecer a realização da pavimentação asfáltica em Sapeaçu.
































![VÍDEO – Dr Marcos explica: MEU PARCEIRO TEM EJACULAÇÃO PRECOCE [O QUE FAZER?] VÍDEO – Dr Marcos explica: MEU PARCEIRO TEM EJACULAÇÃO PRECOCE [O QUE FAZER?]](https://bahia24horas.com.br/wp-content/uploads/2022/04/DR-MARCOS-CEMED1-225x180.jpeg)






















Comente este post