O Site Bahia 24Horas, neste ano de 2024, ano da escolha de mais um prefeito para governar Sapeaçu por mais quatro anos, começa uma série de reportagem sobre as eleições e a história política do município de Sapeaçu.

Essa série de reportagens, que será exibida todas as sextas-feiras,vai mergulhar nas gestões dos prefeitos que já passaram por Sapeaçu. seus nomes, tempo de governo e as benfeitorias e contribuições que cada uma deles deram ao município de Sapeaçu.

Iremos focalizar também, as Câmaras de vereadores que faziam parte dessas respectivas gestões.

__________________________________________________________________________________________
Milton Ernestino Silva – 2º Prefeito de Sapeaçu

Se você pensa que o atual Prefeito de Sapeaçu, George Góis, é o único gestor na história de Sapeaçu que não é filho da terra, está redondamente enganado.

No ano de 1959, um cidadão natural da cidade de Inhambupe (Bahia),chegava por aqui, vencia as eleições e assim, tomava posse como o segundo Prefeito na história de Sapeaçu, recém emancipada.

Estamos falando de quem? Milton Ernestino Silva.Antes de governar Sapeaçu de 07 de abril de 1959 a 07 de abril de 1963, ele foi Prefeito da vizinha cidade de Cruz das Almas.Milton Ernestino Silva, aqui se instalou e muito colaborou para o progresso e desenvolvimento da nossa cidade de Sapeaçu.

Na gestão de Milton Floriano de Souza, primeiro Prefeito de Sapeaçu, Milton Ernestino Silva, figurou como suplente de Vereador e na eleição para o segundo mandato de Prefeito de Sapeaçu, ele se candidatou ao cargo de Prefeito de Sapeaçu.

Câmara de Vereadores da gestão do Prefeito, Milton Ernestino Silva
Orlando Floriano de Souza (ex-Prefeito, antecessor de Milton Ernestino Silva)
Clodoaldo Pereira da Silva
Domingos Santiago Souza
Manoel Elias da Fonseca
Edgar Nascimento Borges
Francisco de Assis Queiroz
Jerônimo Lordelo Maia

Milton Ernestino Silva, como já mencionamos anteriormente, era filho da cidade de Inhambupe (BA). Se instalou aqui em Sapeaçu. Era comerciante na área fumageira Enfardador de fumo que era a bola da vez da época na região) Aqui em Sapeaçu, casou-se com a senhora, Yolita de Souza Lucas,( dona Penininha),filha do senhor, Chrisóstomo Lucas, Senhor Mlton e dona Yolita não tiveram filhos, mas adotou o sobrinho de sua esposa, Jonival Lucas da Silva, que anos depois, se tornou Presidente do Consórcio Intermunicipal Rodoviário da Bahia, no Governo de João Durval e Deputado Federal, por vários mandatos. (informações mais a frente)

O armazém de fumo do segundo Prefeito de Sapeaçu, Milton Ernestino Silva, se localizava onde hoje funciona a Loja de Móveis Joseane.

A gestão do segundo Prefeito, Milton Ernestino Silva
Segundo o que consta nos anais da história sobre Sapeaçu,o grande feito desta gestão foi a implantação da FSESP (Fundação de Serviços de Saúde Pública de Sapeaçu) onde hoje funciona a sede da Secretaria Municipal de Saúde de Sapeaçu.

Nessa gestão foi criado o Departamanto Municipal de Estradas e Rodagem, o Imposto Territorial Rural , Imposto de Transmissão de Propriedade Imobiliária, houve a contratação da Coelba pelo município, afim de melhorar a questão da energia e os funcionários da Prefeitura recebiam o equivalente a metade do salário mínimo estipulado pelo Governo do estado, conforme resolução pelos Vereadores da época.Foi nesse governo, que foi criado o “município” de Baixa da Palmeira e o cargo de Fiscal de Rendas Internas do Município de Sapeaçu.

Na gestão de Milton Ernestino Silva. Sapeaçu teve 03 prefeitos em quatro anos (1959 a 1963)

Milton Ernestino Silva, o Prefeito Oficial,na data de 11 de abril de 1960, pediu afastamento por 180 dias e assim, Milton Floriano de Souza, Presidente da Câmara de Vereadores, assumiu o cargo em 20 de abril de 1960. Já em 04 de setembro de 1962, o Prefeito Milton Ernestino Silva, se afasta por 35 dias, para concorrer a Deputado Estadual e e o primeiro Secretário da Câmara de Vereadores, Domingos Santiago Souza, foi eleito para assumir o cargo de Prefeito, uma vez que o Presidente e vice da Câmara de Vereadores, também estavam concorrendo a cargos eletivos em nível estadual.

Milton Ernestino Silva, marca o início do clã dos “Lucas” em Sapeaçu
Com a chegada de Milton Ernestino Silva, ao poder como Prefeito de Sapeaçu, iniciava ali a trajetória da família Lucas em Sapeaçu. Após a morte de Milton Ernestino Silva, o sobrinho de sua esposa, Jonival Lucas da Silva, foi figura marcante no governo de João Durval, nas décadas de 70 e 80 na Bahia, ex-governador ACM e João Durval. Jonival Lucas da Silva, (Pai), foi Presidente do Consórcio Rodoviário Intermunicipal, foi Deputado Estadual de 1983 a 1987 e foi eleito para exercer o mandato de Deputado Federal por três vezes.

Nova fase da era Lucas: atual Secretário de Relações Institucionais do atual Governo da Bahia, Jonival Lucas da Silva Júnior (Filho de Jonival Lucas da Silva), já foi Prefeito de Sapeaçu de 2013 a 2016 e teve dois mandatos como Deputado Federal: 1999 a 2003 e 20023 a 2007

___________________________________________________________________________________________
Créditos e fonte das informações: Livro Sapeaçu Nossa Terra, da Escritora Edelzuíte Sodré Ramos da Cruz. (adquira seu exemplar ligando para (75) 9 8179 4177)

Na próxima sexta-feira,24 de maio, a terceira reportagem da série sobre os Prefeitos de Sapeaçu, com a história do terceiro Prefeito, Orlando Floriano de Souza, o primeiro Prefeito Reeleito de Sapeaçu ( Vencer duas eleições) e assumir pela terceira o cargo, pois substituiu a Milton Ernestino Silva, no seu afastamento de 180 dias. Aguardem….

































![VÍDEO – Dr Marcos explica: MEU PARCEIRO TEM EJACULAÇÃO PRECOCE [O QUE FAZER?] VÍDEO – Dr Marcos explica: MEU PARCEIRO TEM EJACULAÇÃO PRECOCE [O QUE FAZER?]](https://bahia24horas.com.br/wp-content/uploads/2022/04/DR-MARCOS-CEMED1-225x180.jpeg)





















Comente este post