O Site Bahia 24Horas, neste ano de 2024, ano da escolha de mais um prefeito para governar Sapeaçu por mais quatro anos, está exibindo uma série de reportagem sobre as eleições e a história política do município de Sapeaçu.
Essa série de reportagens, que está sendo exibida,está mergulhando na história das gestões dos Prefeitos que já passaram por Sapeaçu. Seus nomes, tempo de governo e as benfeitorias e contribuições que cada uma deles deram ao município de Sapeaçu.
Aproveitamos também para focalizar as Câmaras de vereadores que faziam parte dessas respectivas gestões.
Dr Gerson de Deus Barros
Falar de Dr Gerson de Deus Barros, nessa matéria, nao vai ser fácil! pois, trata-se de um homem que nasceu, cresceu, se formou e viveu por Sapeaçu, sua terra natal!

FORMAÇÃO EDUCACIONAL
Cursou o Primário na Escola Oliveira Brito, Sapeaçu, e o Secundário no Ginásio São José, Castro Alves-BA e no Colégio Estadual Severino Vieira, Salvador-BA. Formou-se em Medicina pela Escola de Medicina e Saúde Pública, Universidade Católica de Salvador, 1977, Salvador. Residência Médica no Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular no Hospital Santa Izabel, 1978. Curso de Urgências Médicas , 1972 e Terapêutica de Urgência , 1974, pela Escola Bahiana de Medicina.

ATIVIDADE PROFISSIONAL
Médico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia; diretor, médico, clínico geral e angiologista do Hospital Nossa Senhora da Conceição e secretário Municipal de Saúde de Sapeaçu, 1997-1998; médico clínico geral e angiologista do Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso, Cruz das Almas-BA e Castro Alves; membro efetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia.

ATIVIDADE PARLAMENTAR
Na Assembléia Legislativa, suplente da Mesa Diretora (2001-2003) e (2005-2007); representante da Assembléia Legislativa no Conselho Estadual de Saúde, CES (mar.2003); presidente da Comissão de Saúde e Saneamento (2003-2006); vice-presidente da Comissão de Defesa ao Consumidor (2001-2002); titular das Comissões: Saúde e Saneamento (1999-2002, 2005), Constituição e Justiça (2001-2002), Especial de Combate à Fome (1999-2002), Especial de Defesa dos Direitos da Mulher (1999-2000, 2003-2006), CPI Para Apurar Denúncias Feitas contra Deputado Yulo Oiticica (2000-jan./jun.2001), CPI Sobre Cartel dos Combustíveis (2000-jan./ago.2001), CPI Para Apuração de Ilicitudes na Manipulação dos Recursos SUS (2001-2002), Educação, Esportes e Serviço Público (2001-2002), Finanças e Orçamento (2003-dez.2006); suplente das Comissões: Constituição e Justiça (1999-2000), Direitos Humanos (1999-2002), Especial do Cacau (1999-2002), Finanças e Orçamento (2001-2002), Especial Para Assuntos da Comunidade Afrodescendente (2001-2006), Especial de Defesa dos Direitos da Mulher (2001-2002), Educação, Esportes e Serviço Público (mar./abr., maio/ago., set.2003/fev.2004).

A entrada dele na política, pra ser prefeito de Sapeaçu, foi uma das mais duras da história. Pois, se candidatar pra tentar tirar um dos maiores prefeitos da história de Sapeaçu, não seria tarefa fácil.como de fato não foi.

O então prefeito da época, Agenor Ribas, fazia naquela que seria, uma das maiores gestões que se tinha conhecimento. De dar a Sapeçu um salto econômico da história, construir a sede do governo, a prefeitura, e dar um novo conceito de infraestrutura ao município. E pra Dr gerson, lançar uma candidatura contra um governo estruturado e consolidado não era fácil. Mas…. ele foi à luta.

Muito antes de anunciar seu nome para disputar as eleições de 1982 contra Agenor Ribas, Dr Gerson ,primeiro, foi formar um grupo politico. E diga-se de passagem um grupo muito sólido.Esse grupo tinha o ex-vereador e ex-prefeito, José Arthur,Durval Santana, “Durval Grande, então vereador da época, Moisés Alves, também vereador, Milton da Anbulância, Helio Miranda, “Leléo, Valter Passos Maia “Tingo” dentre outros.

Dr Gerson de Deus Barros, se formou como médico e diferente de outros filhos de Sapeaçu,veio para o município, após se formar para prestar serviços ao povo de sua terra. E por falar nisso, aos poucos foi ganhando a confiança e credibilidade de grande parte do povo de Sapeaçu ao atender em um cômodo da casa de sua mãe, na parte que dava para a rua Professora Lucila Girardi. e a procura por Dr Gerson era grande de pessoas da cidade bem como de toda comunidade rural.

Ao passo que fazia seu nome como médico, Dr Gerson acompanhava toda movimentação politica na cidade que tinha o então prefeito Agenor Ribas e diga-se de passagem, uma grande administarção á frente do municipio de Sapeaçu, principalmente elevando o patamar do município na área econômica.Assim Dr Gerson, discretamente e depois, mais publicamente, formava seu grupo político e se preparava para lançar sua candidatura a prefeito de Sapeaçu em meados de 1981, um ano antes das eleições que se daria em 1982.

No ano de 1982, Dr Gerson já montara seu grupo e a cidade passou a conhecer os nomes e referendando pelo seu trabalho na medicina no município e aos poucos o nome e a candidatura estava mais próxima e amadurecendo.

O grupo de Agenor Ribas, já que Agenor não podia ir para a reeleição,grupo da situação da época, preparava os nomes de Cleomenes de Andrade Silva e de Dona Iêda Rocha Borges e por outro lado, Dr Gerson alicersava a sua candidatura e anunciou o nome do ex-prefeito, José Arthur, na chapa como vice-prefeito.

Dr Gerson disputou as eleições pelo antigo partido do Desenvolvimento Social ,PDS, com o número 16 na chapa. segundo informações, a eleição foi tranquila no dia 15 de novembro de 1982, apenas com embates verbais, como sempre e o resultado, no final da tarde foi a vitória de Dr Gerson, tirando do poder, nada menos, que o prefeito de revolucionou Sapeaçu na área econômica, Agenor Ribas de Araújo.
As eleições aconteceu em 15 de novembro de 1982 e por sinal bem disputada e Dr gerson levou a melhor,vencendo as eleições.Como em Sapeaçu, ainda não tinha Fórum, os votos, que eram em cédulas impressas, foram contados na vizinha cidade de Cruz das Almas. Os seus eleitores, aqueles que eram a maioria, que não foram para Cruz das Almas, encheram a entrada da cidade pela Rodoviária e aguardaram a chegada da comitiva de dr Gerson e daí fizeram uma grande festa pelas ruas da cidade de Sapeaçu e pela zona rural.

Em 15 de março de 1983, Dr Gerson de Deus Barros, tomava posse como novo prefeito de Sapeaçu. O 8º da história.A partir deste 15 de março de 1983, Dr Gerson, começou a escrever a sua história na vida política de Sapeaçu.

Gerson de Deus Barros, como a maioria sabe, era filho de Antônio Paulo da Silva e de dona Louredes de Deus Barros. ambos comerciantes com uma venda ou mercearia na entrada da rua Nova, logo na esquina.O seu vice-prefeito, foi José Arhur de Santana Velame, de Baixa da Palmeira,ex-prefeito de Sapeaçu.

Dr Gerson, era o prefeito, mais não deixou o “jaleco” E por ser a mais forte evidência médica no município, que atendia, na sede do Sindicato rural e principalmente em sua residência, a qualquer hora do dia ou da noite, ele ficou conhecido carinhosamente em toda cidade e região como o ” O Homem do Sapato Branco”

Câmara de veredores da gestão de dr gerson de 1983 a 1988
Moisés Alves dos Santos (presidente da Câmara( por dois anos)
Laurindo Barbosa da Fonseca (Louro barbosa, vice-presidente e depois presidente por dois anos)
Durval Santana de Souza ( Durval Grande,Secrtário da mesa diretora da Câmara de vereadores)
Adson Pereira de Almeida (Dinho de Nezinho Borges)
Carlos Fonseca de Carvalho (Cal do Leão, pai de César de Cal,atual presidente da atual Câmara de vereadores)
Valter Passos de Maia (Tingo)
Ailton Borges de Barrros (Ioiô da Água Branca)
Hélio de Souza Miranda (Leléo)
Aloisio Carvalho Machado
Edmundo santana barbosa (Mundinho de Roque de bela)
Osvaldo Lopes dos Santos (Sr vardo, pai do vereador Luciano Borges)

Principais obras desta gestão
Reforma da Praça da bandeira
Calçamento da rua Joaquim Barreto de Araújo
Doação de terreno para o Estado na construção do complexo policial de Sapeaçu (Em frente ao supermercado Confiança)
Aporte financeiro de 5 milhões de cruzeiros para confecção de novas barracas para feira livre
Implantação dos conjuntos habitacionais: URBIS 1 e URBIS 2
Conjunto habitacional URBIS em baixa da Palmeira
Isenção da TI (Taxa de iluminação Pública para moradores da zona rural)
criação do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais
Instalação da FRUTENE,(Fábricas de cítricos e Sucos do Nordeste)
Abertura da Rua Santa Rita no Posto São josé
Criação da estrada que liga Ferraz a ponte do Flamengo
Inauguração de uma escola na Lagoa Seca
Aprovação do projeto de doação do terreno para contrução do Fórum de Sapeaçu
Doação de terreno para casa do Juiz (hoje onde funciona a departamento de polícia Militar de Sapeaçu)
Construção do Centro Comunitário do Murici
Aquisição de terreno para futura construção do estádio Municipal
Pavimentação de diversas ruas e praças no município
Doação de terreno para associação Comunitária na Água Branca
Conseguiu convencer o então deputado luíz Eduardo Magalhães a construir o Forum de Sapeaçu, pois os números de processos não possibilitava a construção de uma unidade judiciária no município
Conseguiu evitar o fechamento do Banco do Brasil na cidade, também viajando à Brasilia para fazer este pedido
Fez visita ao Bispo primaz do Brasil e conseguiu padre pra igreja católica do município
Municipio sediou o primeiro encontro de prefeitos
Após gerir o município por seis anos seguidos, fazer seu sucessor em 1988, Laurindo Barbosa da Fonseca, (falaremos em outra matéria da série) Dr gerson voltou ao poder em 1992 (falaremos em outra matéria da série), ele conseguiu se eleger para dois mandatos como Deputado Estadual aqui na Bahia.

MANDATO ELETIVO
Eleito prefeito de Sapeaçu, Partido Democrático Social, PDS, 1983-1988, e pelo Partido da Frente Liberal, PFL, 1993-1996. Deputado estadual , PFL, 1999-2003 e reeleito PFL , para o período de 2003-2007.

FILIAÇÃO PARTIDÁRIA
PDS, 1982 – 1988; PFL, 1988 – 2006;
ATIVIDADE PARTIDÁRIA
Vice-líder do Bloco da Maioria, ALBA, 2001.

ATIVIDADE PARLAMENTAR
Na Assembléia Legislativa, suplente da Mesa Diretora (2001-2003) e (2005-2007); representante da Assembléia Legislativa no Conselho Estadual de Saúde, CES (mar.2003); presidente da Comissão de Saúde e Saneamento (2003-2006); vice-presidente da Comissão de Defesa ao Consumidor (2001-2002); titular das Comissões: Saúde e Saneamento (1999-2002, 2005), Constituição e Justiça (2001-2002), Especial de Combate à Fome (1999-2002), Especial de Defesa dos Direitos da Mulher (1999-2000, 2003-2006), CPI Para Apurar Denúncias Feitas contra Deputado Yulo Oiticica (2000-jan./jun.2001), CPI Sobre Cartel dos Combustíveis (2000-jan./ago.2001), CPI Para Apuração de Ilicitudes na Manipulação dos Recursos SUS (2001-2002), Educação, Esportes e Serviço Público (2001-2002), Finanças e Orçamento (2003-dez.2006); suplente das Comissões: Constituição e Justiça (1999-2000), Direitos Humanos (1999-2002), Especial do Cacau (1999-2002), Finanças e Orçamento (2001-2002), Especial Para Assuntos da Comunidade Afrodescendente (2001-2006), Especial de Defesa dos Direitos da Mulher (2001-2002), Educação, Esportes e Serviço Público (mar./abr., maio/ago., set.2003/fev.2004).

Falecimento
Dr Gerson de deus Barros, infelizmente faleceu em 15 de março de 2024 aos 74 anos de idade.
O seu falecimento deixou muita tristeza em Sapeaçu, toda região do recôncavo baiano, Assembléia legislativa e por ai foi.

No dia 16 de março, um sábado, a cidade de Sapeaçu recebeu pessoas de tudo quanto foi canto. Pessoas comuns, ex-pacientes de dr Gersosn,companheiros de trabalho de dversos lugares onde ele atuou, médicos,amigos,prefeitos em exercício, ex-prefeitos, de toda região , vereadores, Sapeaçuenses de todos os segmento da sociedade, do pobre ao rico. Resumindo, uma manhã de sábado muito emotiva e silenciosa na cidade no adeus ao “Homen do Sapato Branco” se constituindo, segundo algumas pessoas, no maior funeral da história dos 71 anos de Sapeaçu

Veja na sequência, tudo sobre o adeus a um dos maiores lideres políticos de Sapeaçu da sua história
funeral
Deputado Estadual Rogério Andrade, presta homenagem
Comoveu o deputado Rogério Andrade (MDB) o falecimento do ex-deputado Gerson de Deus Barros, seu amigo
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
Comoveu profundamente o deputado Rogério Andrade (MDB) o falecimento do ex-deputado Gerson de Deus Barros, seu amigo, ex-prefeito de Sapeaçu, médico reconhecido em toda aquela região do Recôncavo. A Assembleia Legislativa decretou luto oficial de três dias em reverência à memória do ex-parlamentar – ele exerceu dois mandatos – e o emedebista manifestou o seu “mais profundo pesar através de uma moção que protocolou junto à Secretaria Geral da Mesa da ALBA”.

No texto, o deputado Rogério Andrade lembrou que o ex-deputado era popularmente conhecido como Doutor Gerson. Além dos dois mandatos no Legislativo, foi também prefeito de Sapeaçu por dois mandatos. O falecimento aconteceu no último dia 15 de março. “Gerson de Deus era filho de Antônio Paulo Silva e Lourdes de Deus Barros, que nasceu em Sapeaçu e era casado com Maria Auxiliadora Duarte Barros, com quem teve os filhos Gerson Júnior, Carolina, Vinícius e Camila”, informou.

Doutor Gerson, lembra o parlamentar, cursou o primário na escola Oliveira Brito, em Sapeaçu, e o secundário no Ginásio São José, na cidade de Castro Alves, e também no Colégio Severino Vieira. Formou-se em Medicina pela Escola de Medicina e Saúde Pública, da Universidade Católica de Salvador, em 1977, e fez residência médica no Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Hospital Santa Izabel. Também se especializou em Urgências Médicas e Terapêutica de Urgência, pela Escola Bahiana de Medicina.

Profissional de saúde dedicado, prossegue o deputado, “Doutor Gerson foi um clínico geral e angiologista muito querido, com uma trajetória marcada pela incansável luta em prol da saúde, em especial dos mais carentes”. Foi diretor, médico, clínico geral e angiologista do hospital Nossa Senhora da Conceição e secretário municipal de Saúde de Sapeaçu. Além de atuar como médico clínico geral e angiologista do hospital Nossa Senhora do Bonsucesso, em Cruz das Almas, Gerson de Deus era membro efetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia.

Rogério Andrade garante que, na política, Doutor Gerson “deixou um legado de trabalho árduo e dedicação, não apenas por Sapeaçu, mas também pelos diversos municípios que representou como parlamentar”. Eleito prefeito de Sapeaçu pelo Partido Democrático Social (PDS), seu primeiro mandato foi de 1983-1988. Seu segundo mandato como prefeito foi exercido de 1993 a 1996, quando foi eleito pelo Partido da Frente Liberal (PFL). Doutor Gerson também foi deputado estadual entre 1999 e 2007.

O deputado Rogério Andrade disse ainda que, na Assembleia Legislativo, o médico atuou como vice-líder do bloco da maioria, em 2001; suplente da Mesa Diretora de 2001 a 2003 e de 2005 a 2007; representante da ALBA no Conselho Estadual de Saúde (CES), em 2003; presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, de 2003 a 2006; vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor de 2001 a 2002; titular da Comissão de Saúde e Saneamento (1999-2002, 2005); da Comissão de Constituição e Justiça (2001-2002); Comissão Especial de Combate à Fome (1999-2002); Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Mulher (1999-2000, 2003-2006); Comissão de Educação, Esportes e Serviço Público (2001-2002); e Comissão de Finanças e Orçamento (2003-2006).

“Na imensidão do tempo, cada existência tece uma história única, deixando marcas indeléveis em nossas existências, criando momentos que vão resistir ao desgaste do tempo. A partida de Doutor Gerson não traz um fim, mas uma transformação. Ele se funde à nossa essência: enquanto houver quem o lembre, ame e sinta, sua vida persistirá em cada um dos que tiveram o privilégio de compartilhar a sua existência. A vida, em sua marcha implacável, não pode levar os momentos eternizados. Ele permanece como luz, guiando os que ficam”, finalizou o deputado Rogério Andrade, na despedida e homenagem à memória do amigo recém-falecido, expressando na moção de pesar a sua profunda dor e saudade com a perda de Gerson de Deus.

ALBA decreta luto oficial após morte de ex-deputado

O presidente da Assembléia Legislativa do estado da bahia,deputado Adolfo menezes,anunciou hoje o luto oficial de três dias em homenagem ao ex-deputado estadual Gerson de Deus Barros, que faleceu aos 74 anos no Hospital Santa Isabel, em Salvador, nesta segunda-feira, dia 15 de março.

Gerson de Deus Barros, que foi médico angiologista e ex-prefeito de Sapeaçu por dois mandatos consecutivos, foi uma figura de destaque na política baiana. Além de seus serviços como prefeito, Gerson também exerceu o cargo de deputado estadual por duas vezes, nos períodos de 1999 a 2003 e de 2003 a 2007.
Prefeito Ramon de Sena
Laurindo Barbosa, ex-prefeito
Tarso Peixoto, ex-prefeito
Edvando Tucunaré, ex-vice prefeito e amigo pessoal de Dr Gerson
Dr Jean,médico, ex-prefeito de Cruz das Almas, amigo pessoal de Dr Gerson
Por ter entrado e militado na política de Sapeaçu, Dr Gerson, conseguiu emplacar dois sucessores: Laurindo Barbosa da Fonseca em 1988 (foto abaixo) e Eládio Borges Lima, Eládio Bahia em 1996 e teve dois mandatos de Deputado Estadual.


Acolheu o ex-prefeito Dr George Góis em sua chegada em Sapeaçu. E participou em ajudar George Góis, a se eleger prefeito em dois mandatos em 2004 e 2008 indicando sua esposa, Maria Auxiliadora Duarte Barros, Dona Dôra , como vice-prefeita.


Além dos dois mandatos de Dona Dôra como vice-prefeita,Dr Gerson também contribuiu para eleger sua própria esposa como vereadora em 2012 e seu filho, Venicius Duarte Barros, Dico, em 2016 e trabalhou ao indicá-lo na sua candidatura a prefeito nas últimas eleições municipais em 2020.

O vereador dr Paulo, leu uma moção de pesar pela morte de Dr Gerson em uma das sessões na Câmara de vereadores

SAPEAÇU:Prefeito de Castro Alves, presta brilhante homenagem a Dr Gerson,filho ilustre da terra
Uma maternidade inaugurada leva o nome do filho ilustre de Sapeaçu
O prefeito da vizinha cidade de Castro Alves,Thiancle Araújo, acaba de prestar uma grande homenagem a um filho ilustre de Sapeaçu.

O saudoso Dr Gerson de Deus Barros, ex-Prefeito por duas vezes em Sapeaçu, que conseguiu fazer sucessor por duas vezes, Laurindo Barbosa, em 1988 e Eládio Bahia,em 1996 e também foi Deputado Estadual, por dois mandatos e que tinha a profissão de médico e que assim, prestou relevantes serviços ao povo Castroalvense. Foi honrosamente lembrado pelo atual prefeito, Thiancle Araújo.

O prefeito, Thiancle, acaba de inaugurar uma maternidade na cidade de Castro Alves, que justamente levará o nome de: Maternidade Dr Gerson de Deus Barros.

Após o anúncio do nome e inauguração da maternidade que leva o nome do saudoso Dr Gerson de Deus Barros, é grande as manifestações de aplausos e agradecimentos de muitas pessoas na região, inclusive daqui de Sapeaçu, ao prefeito,Thiancle Araújo, da cidade de Castro Alves.
Dr Gerson, prestou relevantes serviços em várias cidades da região e em Castro Alves, não ficou por menos.Não apenas no governo de Thiancle Araújo, mas também no governo do ex-prefeito e também médico,Reinaldo Barreto Rosas. E assim, o saudoso Dr Gerson, colecionou laços de amizades com muitos pacientes em Castro Alves.

A morte de Dr Gerson, em 16 de março de 2024, foi muito lamentada pelo prefeito e amigo pessoal de Dr Gerson, Thiancle Araújo.
Durante o período da morte do ex-pefeito, dr Gerson, um de seus fiéis seguidores e amigo, Luciano Borges, em suas redes sociais pontuou: “Não perdi um amigo, perdi um pai”

































![VÍDEO – Dr Marcos explica: MEU PARCEIRO TEM EJACULAÇÃO PRECOCE [O QUE FAZER?] VÍDEO – Dr Marcos explica: MEU PARCEIRO TEM EJACULAÇÃO PRECOCE [O QUE FAZER?]](https://bahia24horas.com.br/wp-content/uploads/2022/04/DR-MARCOS-CEMED1-225x180.jpeg)



























Comente este post