

O apresentador Ratinho voltou a comentar a polêmica envolvendo declarações feitas em seu programa no SBT e afirmou que não pretende se calar diante das críticas. A reação ocorre após a deputada federal Erika Hilton anunciar que está processando o apresentador por falas consideradas transfóbicas.
Em declaração pública, Ratinho afirmou defender pessoas trans, mas disse que também considera legítimo questionar decisões políticas.

“Muita polêmica, né? Eu defendo a população trans, mas defendo também o direito de questionar quem governa. Crítica política, gente, não é preconceito. É jornalismo. E eu não vou ficar em silêncio.”
A controvérsia começou após o apresentador comentar, durante seu programa exibido na noite de quarta-feira (11), a eleição de Erika Hilton para a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados. No comentário, Ratinho afirmou que não considerava “justa” a escolha da deputada para o cargo.

Durante o programa, o apresentador declarou que mulheres trans não deveriam ocupar a presidência da comissão e afirmou que “mulher, para ser mulher, tem que ter útero e menstruar”, além de dizer que “com tanta mulher, por que vai dar para uma mulher trans?”. Ele também afirmou que respeita pessoas trans, mas que não concorda com a decisão tomada na Câmara.

Após as declarações, Erika Hilton anunciou nas redes sociais que entrou com uma ação judicial contra o apresentador. Em publicação no X (antigo Twitter), a parlamentar afirmou que as falas representaram um ataque não apenas contra ela, mas contra mulheres trans e também contra mulheres cis que não menstruam ou que não possuem útero.

“Ratinho interrompeu seu programa para dizer que mulheres trans não são mulheres”, escreveu a deputada, acrescentando que o discurso também atinge mulheres que passaram por cirurgias ou condições de saúde que impediram a menstruação ou a gestação.
A parlamentar declarou ainda que tanto o apresentador quanto o SBT “pagarão pelos seus atos na esfera cível e criminal”.

Procurado após a repercussão do caso, o SBT divulgou uma nota oficial afirmando que as falas do apresentador não representam a posição da emissora.
“O SBT repudia qualquer tipo de discriminação e preconceito, que são o oposto dos princípios e valores da empresa. As declarações do apresentador Ratinho não representam a opinião da emissora e estão sendo analisadas pela direção da empresa”, informou o comunicado.

A polêmica gerou forte debate nas redes sociais e reacendeu discussões sobre liberdade de expressão, crítica política e os limites entre opinião e discurso discriminatório na televisão brasileira.





























































Comente este post