As forças de segurança pública deflagraram, na manhã desta sexta-feira (22), uma robusta operação interestadual para desarticular uma organização criminosa de grande alcance. A ofensiva resultou, até o momento, na prisão de 11 pessoas investigadas por crimes de tráfico de drogas, comércio clandestino de armas de fogo e lavagem de dinheiro.
Os mandados foram expedidos pela Justiça e cumpridos de forma simultânea em municípios da Bahia, Sergipe, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Logística e Divisão do Crime
As investigações, que vinham sendo conduzidas de forma sigilosa por setores de inteligência policial, revelaram um esquema estruturado de divisão de tarefas. Enquanto os núcleos operacionais na Bahia gerenciavam os pontos de distribuição de entorpecentes e o fornecimento de armas de fogo para facções locais, os braços financeiros atuavam em outros estados com a ocultação e dissimulação de bens.
Para fazer o dinheiro ilegal circular no mercado formal sem levantar suspeitas do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), a organização utilizava uma rede de “laranjas”, empresas de fachada e contas bancárias pulverizadas.
Balanço das Apreensões
Durante as buscas nos endereços dos investigados, as equipes policiais apreenderam dispositivos eletrônicos, aparelhos celulares, documentos contábeis e extratos financeiros que ajudarão a mapear a real dimensão do patrimônio acumulado pelo bando. Todo o material recolhido foi encaminhado para as sedes dos departamentos especializados para triagem e extração de dados periciais.
O portal Bahia 24 Horas ressalta que o isolamento e o bloqueio financeiro de contas bancárias vinculadas a essas organizações têm sido a principal estratégia das forças policiais para enfraquecer o poder de compra e o armamento das facções que atuam no estado. Os presos passaram por exames de rotina no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e aguardam as audiências de custódia.



























































Comente este post