/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/Z/6/V7bHJNTZqDLA1M4YE4ag/luiz-galvao-entrevista-pedro-bial.jpg)
Luiz Dias Galvão foi um poeta e músico brasileiro.
Nascimento: 22 de outubro de 1937, Juazeiro -Bahia
Falecimento: 22 de outubro de 2022, Incor, Instituto do Coração – SP
Filhos: Lahirí Galvão e Kashi Galvão
Grupo musical: Novos Baianos
Filmes: Novos Baianos, programa Ensaio.
O poeta, compositor e músico, Luiz Galvão, morreu, aos 87 anos, no final da noite desse sábado (22/10). Membro fundador do grupo Novos Baianos, Luiz estava internado na UTI do Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, desde meados de setembro por causa de uma infecção pulmonar.
De acordo com o g1, a esposa dele, Janete Galvão, contou que o poeta foi registrado em 1937, dois anos depois de seu nascimento. Ele nasceu em Juazeiro, norte da Bahia e ao lado de artistas como Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e outros, fundou a banda Novos Baianos em 1968.
Palavras a seguir são de Caetano veloso, que se manifesrou em suas redes sociais:
“Galvão criou e liderou o grupo Novos Baianos, acontecimento que se coloca entre os que mudaram o rumo da história do Brasil. Sendo de Juazeiro, atraiu João Gilberto para a casa coletiva em que viviam os membros do grupo. E isso definiu o caminho rico que se pode resumir no álbum Acabou Chorare mas que se desdobrou em muito mais. Vamos sentir saudade dele – e também celebrar a peculiaridade de sua pessoa. Tenho a honra de ter sido parceiro dele em ao menos uma canção sobre O Farol da Barra. Num barzinho do Campo Grande a dupla era Moraes e Galvão. Depois se multiplicaram em Baby e Pepeu e Dadi e tantos mais. Os dois já se foram, mas seu legado mantém o país capaz de muito mais do que parece.”
Comente este post