A equipe do presidente Lula (PT) acredita que ele vai anunciar, antes de sua viagem para a Ásia, o substituto de Luis Roberto Barroso para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e a nomeação do deputado Guilherme Boulos (PSol-SP) como ministro.
Lula viaja nesta terça-feira (21) pela manhã para a Indonésia e, na sexta (24), segue para a Malásia, onde vai participar da Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).
Segundo dois assessores diretos do presidente, a expectativa dentro do Palácio do Planalto é que os anúncios ocorram até, no máximo, a manhã desta terça.
A Cúpula da Asean é o evento em que as principais lideranças do bloco formado por 10 países do sudeste asiático se reúnem para discutir cooperação regional, crescimento econômico e estabilidade em seus territórios.
🌍 Participam do bloco os seguintes países: Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Singapura, Tailândia e Vietnã.
O Brasil está entre as nações convidadas para participar do evento, assim como os Estados Unidos. Há expectativa de um encontro entre Lula e o presidente norte-americano Donald Trump durante a viagem
Novos ministros
Os dois auxiliares de Lula não cravam, porém, que os anúncios são garantidos, porque Lula já mudou de planos tanto em relação ao STF como no caso de Boulos em outros momentos.
O favorito para o lugar de Barroso segue sendo o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias.
Mas, ministros do Supremo Tribunal Federal ainda não descartam a escolha do senador Rodrigo Pacheco (PSD) MG . O senador mineiro também tem como padrinho o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UB-AP).
Comente este post