

A bactéria Pseudomonas aeruginosa foi identificada em mais de 100 lotes de produtos acabados da marca Ypê, informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao g1 nesta quarta-feira (13).
É a primeira vez que a Anvisa confirma a identificação da bactéria em lotes de produtos da marca.
Até então, a presença da Pseudomonas aeruginosa havia sido informada pela própria fabricante, que detectou o microrganismo em lotes de lava-roupas em novembro de 2025.

Anteriormente, a Anvisa tinha apenas confirmado que a inspeção que levou a agência suspender a fabricação e determinar temporariamente o recolhimento dos produtos tinha conexão com um “histórico de contaminação microbiológica” registrado na empresa desde o ano passado.

Agora, a agência informou que essa constatação faz parte das conclusões de uma inspeção conjunta realizada na última semana de abril de 2026 pela Anvisa, pelo Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS-SP) e pela Vigilância Sanitária Municipal de Amparo, no interior paulista, onde fica a unidade da Química Amparo, fabricante dos produtos.
Durante a inspeção, foram detectadas 76 irregularidades. Os problemas abrangem desde falhas graves relacionadas à qualidade microbiológica, com a identificação da bactéria em mais de 100 lotes, até deficiências no controle de materiais de embalagem.

Recurso será analisado na sexta
A Diretoria Colegiada da Anvisa retirou da pauta desta quarta-feira (13) o julgamento do recurso apresentado pela Química Amparo contra a resolução que determinou a suspensão da fabricação e o recolhimento dos produtos.
O caso voltará à análise da diretoria nesta sexta-feira (15), às 9h30.

Segundo a Anvisa, a agência e a empresa estão realizando reuniões técnicas para mitigação do risco sanitário identificado.
A Química Amparo apresentou os investimentos já realizados, intensificou os esforços para adequação das irregularidades e se comprometeu a apresentar um novo plano de ação nesta quinta-feira (14).





























































Comente este post