
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Mais de 5 milhões de famílias brasileiras começaram a receber, na segunda-feira (20), o Auxílio Gás, benefício pago pelo governo federal com o objetivo de reduzir o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento das famílias em situação de vulnerabilidade social.
O valor do benefício é de R$ 108 por família e corresponde a 100% do preço médio nacional do botijão de 13 quilos, de acordo com cálculo da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O pagamento ocorre a cada dois meses e segue o mesmo calendário do Bolsa Família, que nesta etapa inicia com os beneficiários de NIS final 1 e se estende até 31 de outubro, quando recebem os de NIS final 0.
Criado para garantir o acesso ao gás de cozinha, o programa será gradualmente substituído pelo Gás do Povo, lançado em setembro deste ano. O novo modelo permitirá que as famílias retirem diretamente a recarga do botijão em revendedoras credenciadas, ampliando o número de lares atendidos até 2026.
A expectativa do governo é de que o Gás do Povo torne o processo mais ágil e reduza custos operacionais, garantindo o benefício de forma mais direta e eficiente às famílias brasileiras.
Comente este post