Home Notícias Vacinação antirrábica é oferecida em 94 postos de Salvador

Vacinação antirrábica é oferecida em 94 postos de Salvador

3 min read
0
0
203

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza ações de forma preventiva no controle de endemias e de zoonoses – doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos. Um dos serviços oferecidos gratuitamente pelo órgão é a imunização antirrábica, que pode ser encontrada em 94 postos físicos da rede municipal de saúde (veja a lista aqui).

As vacinas são aplicadas de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs). A chefe do Setor de Informações do CCZ, Ana Galvão, explicou que a raiva é doença incurável, contagiosa e que pode até matar. A vacina antirrábica evita doenças tanto para o animal, quanto para o dono.

Para ser vacinados, os cães e gatos devem possuir mais de três meses de idade e não podem estar doentes. Em 2017, 184 mil cães e 78 mil gatos foram imunizados contra a doença. “Quem for agredido por um animal suspeito, precisa limpar o local imediatamente com água e sabão e procurar um serviço de saúde”, orienta Ana Galvão.

Salvador não registrar casos de raiva canina desde 2009 e de raiva em humanos desde 2004.

Sintomas 

A transmissão da raiva ocorre pela saliva do animal doente em contato com a pele, por mordedura, arranhadura ou lambedura. Geralmente, os sintomas da doença são a dificuldade para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento e de hábitos alimentares, além de paralisia das patas traseiras.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por projetus
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vejam também

Área de lazer é inaugurada na Vila Ruy Barbosa em Salvador

Uma nova área de lazer foi inaugurada no bairro de Vila Ruy Barbosa, na Cidade Baixa, na n…