O Site Bahia 24Horas, neste ano de 2024, ano da escolha de mais um prefeito para governar Sapeaçu por mais quatro anos, começa uma série de reportagem sobre as eleições e a história política do município de Sapeaçu.

Essa série de reportagens, que está sendo exibida todas as sextas-feiras,está mergulhando na história das gestões dos Prefeitos que já passaram por Sapeaçu. Seus nomes, tempo de governo e as benfeitorias e contribuições que cada uma deles deram ao município de Sapeaçu.

estamos focalizando também, as Câmaras de vereadores que faziam parte dessas respectivas gestões.

______________________________________________________________________________________________
Orlando Floriano Souza
Terceiro prefeito de Sapeaçu e o primeiro a ocupar por três vezes o cargo de prefeito na história politica do município.
Em 07 de abril de 1963, Chegava ao poder, o senhor, Orlando Floriano Souza, o terceiro prefeito da história política de Sapeaçu.

Orlando Souza, como era mais conhecido, governou a cidade de 07 de abril de 1963 a 01 de abril de 1967. Se constituindo na história de Sapeaçu, o primeiro gestor a ocupar o cargo de prefeito pela terceira vez . Além das duas eleições vencidas em 1955 e esta de 1963, ele governou o município, quando foi Vereador na segunda gestão por seis meses, substituindo o então prefeito, Milton Ernestino Silva, quando este se afastou do cargo.

Orlando tomou posse em 1963 e governou Sapeaçu até o 1967. Não há muito o que contar dessa gestão com respeito a obras e benfeitorias pro município, pois, segundo o que consta nos anais da história,a Câmara de Vereadores, ficou alguns meses sem atuar e por isso não há muita coisa em Atas.
Câmara de Vereadores da terceira gestão de Sapeaçu
Prefeito:Orlando Floriano Souza
Vereadores
Benedito Souza de Deus
Carlos de Carvalho (filho de Alfredo Carvalho)
Evaristo Nascimento Velame (Baixa da Palmeira)
Isac Pedro Ribeiro (Baixa da Palmeira)
juvenal Nascimento Filho (seu “Misse”)
José Teixeira de Castro (Irmão de sr Paulo da Farmácia e Antônio Teixeira, pai de Sergipe da Farmácia)
Manoel Borges de Almeida (sr “Jonas,” irmão de Nezinho Borges)

Suplentes
Francisco Santana Fonseca (Sr “nunga”)
Domingo Santiago Souza (criador da melodia do hino de Sapeaçu)
João José dos Santos (Tenente da Polícia Militar)
Dina Farias Vieira (professora e a segunda mulher suplente de vereadora em Sapeaçu, depois de dona Zoila Zulmira Reis “Dona Zoca”
Uma gestão com poucos acontecimentos na história de Sapeaçu. Pois não há muitas atas de registros e a Câmara de vereadores, ficou sem sessões muitas vezes.

Suplente de vereadora, Dina Faria, pede dispensa do cargo.
Vereador Carlos Carvalho, profere discurso indignado porque a Câmara teve poucas sessões nessa gestão do prefeito, Orlando Souza.

O vereador, Presidente da Câmara de vereadores,Evaristo Nascimento Velame, de Baixa da Palmeira, assume o cargo de Prefeito por 15 dias.

11 de abril de 1966: 11 jovens ,filhos da terra morreram em um acidente quando voltavam para Salvador, após curtirem Micareta daqui de Sapeaçu e na sessão de 20 de abril, observou-se 01 minuto de silêncio em memória deles.

Políticos da época comemoraram enfaticamente o data do golpe militar de 1964.

Neste governo, foi criada a primeira Coletoria Federal no município, or força da Lei federal 3.855 de 18 de dezembro 1960.

Créditos e fonte das informações: Livro Sapeaçu Nossa Terra, da Escritora Edelzuíte Sodré Ramos da Cruz. (adquira seu exemplar ligando para (75) 9 8179 4177)

Na próxima sexta-feira,31 de maio, a quarta reportagem da série sobre os Prefeitos de Sapeaçu, com a história do quarto Prefeito, Themístocles de Araújo Lopes Neto.


































![VÍDEO – Dr Marcos explica: MEU PARCEIRO TEM EJACULAÇÃO PRECOCE [O QUE FAZER?] VÍDEO – Dr Marcos explica: MEU PARCEIRO TEM EJACULAÇÃO PRECOCE [O QUE FAZER?]](https://bahia24horas.com.br/wp-content/uploads/2022/04/DR-MARCOS-CEMED1-225x180.jpeg)























Comente este post