Home Notícias Saiba onde comer caruru de graça em Salvador neste final de semana

Saiba onde comer caruru de graça em Salvador neste final de semana

4 min read
0
0
219

Nos dias 26 e 27 de setembro, o primeiro para os católicos e o segundo para o Candomblé e a Umbanda, é comemorado o Dia dos Santos irmãos gêmeos Cosme e Damião. Filhos dos orixás Xangô e Iansã, eles são homenageados por devotos e simpatizantes com as oferendas do tradicional “caruru dos sete meninos”, que trata-se dos irmãos Cosme, Damião, Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi.

No sincretismo, acredita-se que Cosme e Damião são os santos protetores dos gêmeos e das crianças, o que justifica a distribuição de doces e guloseimas. Na Praça da Piedade, pela quarta vez consecutiva, um caruru será oferecido com o intuito de chamar atenção da população e dos políticos sobre o estado de abandono do local.

O evento é realizado pelo Coletivo Poesia Além das 7 Praças que se apresenta na Praça da Piedade nas últimas quintas-feiras de todo mê e em setembro oferece o caruru solidário. O evento é fruto da parceria entre o Coletivo e os moradores do bairro Dois de Julho, que juntos conseguiram distribuir mais de 100 quentinhas em 2017.

A professora Simone Sento Sé, uma das organizadoras do evento, conta que a inspiração para o movimento na praça vem dos anos 80:

“É uma coisa solidária mesmo. A gente distribui o caruru e junto tem o movimento poético, que é a verdadeira intenção, que acontece há quatro anos. Existiam os poetas da praça, aquele movimento dos anos 80, então agora nós estamos fazendo o mesmo: ocupando a praça com poesia. Vamos abrir com a roda poética e depois distribuiremos o caruru para quem estiver presente”.

Confira outros locais onde serão oferecidos carurus gratuitos e aproveite:

•   Caruru do Alan, na Av. Caetano, Acupe de Brotas, dia 27, a partir das 13h – $$ Gratuito

•   Caruru com samba, na Tv. Cabo Bartolomeu, Calçada, dia 27, às 18h – $$ Gratuito

•   Caruru dos Gêmeos, na Rua Couceiros Abreu, no Uruguai, dia 27 às 19h – $$ Lata de leite Ninho

•  Caruru Solidário do Coletivo Poesia Além das 7 Praças, dia 27, na Praça da Piedade a partir das 16h – $$ Gratuito

•   Caruru da resistência, no Coletivo da resistência, dia 28 no Rio vermelho, a partir das 19h – $$ Gratuito

•   Caruru de São Cosme e Damião, no Centro de Umbanda Jequiriçá de Sultão das Matas, Avenida Afrânio Peixoto, Praia Grande, dia 29, a partir das 17h – $$ Gratuito

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por projetus
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vejam também

Taxista e passageiro são mortos a tiros no bairro da Calçada

Um taxista e um passageiro foram mortos a tiros na noite da quarta-feira (21) na Calçada. …