Home Politica Prefeito salienta “governo para os mais pobres” em mensagem à Câmara

Prefeito salienta “governo para os mais pobres” em mensagem à Câmara

7 min read
0
0
191

As diversas ações da Prefeitura que têm contribuído para a transformação social e de infraestrutura de Salvador nos últimos cinco anos revelam dois importantes pontos: a exclusão da palavra “impossível” no vocabulário do soteropolitano, e um governo que é realmente voltado para os mais pobres. Esta foi uma das afirmações do prefeito ACM Neto em mensagem à Câmara de Vereadores, na abertura do ano legislativo realizada nesta sexta-feira (2), no Plenário Cosme de Farias. Estiveram presentes na mesa o vice-prefeito Bruno Reis; o presidente da casa legislativa, Léo Prates; e demais autoridades.
Na ocasião, o prefeito salientou que, devido à organização das contas municipais, a Prefeitura teve a capacidade de promover ações com recursos próprios – algo que era considerado inimaginável em 2012. Depois de duas décadas, a administração municipal tem conseguido contratar financiamento com organismos nacionais e internacionais e recebeu, inclusive, a maior nota da Secretaria do Tesouro Nacional no quesito saúde financeira. O contexto possibilita iniciativas realizadas em diversos pontos da cidade, principalmente nas áreas mais pobres.
No Subúrbio Ferroviário, por exemplo, está em andamento a requalificação urbanística da Comunidade Guerreira Zeferina, em Periperi. Foram entregues, recentemente, a nova Rua Almeida Brandão, em Plataforma/Itacaranha, e o Subúrbio 360, maior equipamento educacional, social e de lazer instalado em Coutos, dentre outras ações. “Este governo foi eleito para fazer diferente, para mudar a lógica, para servir ao povo pobre e que mais precisa”, pontuou ACM Neto.
Os investimentos em educação, a exemplo da requalificação da rede escolar e de soluções educacionais para a rede municipal de ensino, resultaram no aumento da nota de Salvador no Índice Nacional da Educação Básica (Ideb). Em 2017, o orçamento da Prefeitura para a Educação chegou a 29,4% – em 2012, era de cerca de 22%. Com isso, novas unidades e mais vagas estão sendo ofertadas em 2018.
O prefeito também elencou as principais ações realizadas pela Prefeitura e que se tornaram sucesso e referência para outras cidades do país ao longo dos anos, a exemplo dos programas Morar Melhor, de reforma das casas em situação precária; o Casa Legal, de regularização fundiária; e o Primeiro Passo, de auxílio-creche a famílias com crianças de até cinco anos. As reformas nas praças, quadras e campos ajudaram não apenas no aumento da oferta de áreas de convivência e lazer, mas também no resgate da autoestima da população, que passou a ocupar mais os espaços públicos.
 
Novos investimentos – A atenção com o futuro de Salvador também passa por um desafio a ser vencido e que mais angustia a população da cidade: a pobreza. Por isso, foram promovidas iniciativas como o megaprograma Salvador 360, cujos oito eixos já estão em vigor e já trazem resultados no desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. A ação, que é voltada para os próximos quatro anos, já conseguiu atrair R$1,8 bilhão em investimento privado em menos de um ano.
O volume de ações realizadas, em andamento ou previstas pela Prefeitura, é um dos mais impressionantes da história da cidade. “Quando dizíamos que a administração municipal podia andar com as próprias pernas, ninguém acreditava nessa afirmação. Mesmo sem apoio do governo federal anterior, conseguimos realizar diversas ações. O tal do impossível e palavra superada no vocabulário dos soteropolitanos”, salientou.
Dentre as novas ações estão a implantação da Arena Aquática de Salvador, na Pituba; requalificação de outros trechos de orla; construção do primeiro Hospital Municipal de Salvador, na região de Cajazeiras; novas quadras de esportes em Valéria, Canabrava, Itapuã e São Marcos; construção do Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio; implantação da Casa do Carnaval, na Praça da Sé e, futuramente, do Museu da Música Brasileira, no Comércio

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por projetus
Carregar mais em Politica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vejam também

Área de lazer é inaugurada na Vila Ruy Barbosa em Salvador

Uma nova área de lazer foi inaugurada no bairro de Vila Ruy Barbosa, na Cidade Baixa, na n…