Home Notícias O Hemoba está cadastrando doadores nos Shoppings espalhados pela cidade. Confira

O Hemoba está cadastrando doadores nos Shoppings espalhados pela cidade. Confira

2 min read
0
0
211

Com o objetivo de ampliar as chances de encontrar doadores compatíveis para pacientes que precisam de transplante de medula óssea, dois postos da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) estão localizados, temporariamente, nos shoppings Salvador e Salvador Norte, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 12h30.

De acordo com informações da Secretaria de Comunicação (Secom) estadual, quando realiza o cadastro, o doador voluntário oferece uma amostra de 5 mL de sangue, que é perfilada geneticamente e incluída no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Segundo a coordenadora de Coleta da Hemoba, Iara Matos, atualmente 75% dos pacientes precisam identificar um doador fora da família.

“É a partir deste cadastro de voluntários que a maioria das doações é possibilitada, uma vez que a doação entre irmãos de pai e mãe apenas pode ser feita em cerca de 25% dos casos. Já temos essa parceria com o Grupo JCPM há 11 anos. A ação é extremamente necessária e dá visibilidade ao tema, já que muitas pessoas desconhecem a simplicidade para acesso às informações e para um posterior cadastro como voluntário”, explicou.

O posto fica disponível no Salvador Shopping até o dia 15 de fevereiro e no Salvador Norte Shopping até 29 de fevereiro.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Pedro Silveira Leite
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vejam também

Entre os dias 8 e 17 de janeiro, os soteropolitanos vão celebrar uma das maiores festas re…