Home Notícias Notificações aumentam em 7.624 e CCZ amplia combate ao mosquito

Notificações aumentam em 7.624 e CCZ amplia combate ao mosquito

3 min read
0
0
187

Motivado pelo aumento de 7.624 notificações de arboviroses, entre janeiro e setembro, entre o ano passado e este ano, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está intensificando o combate ao mosquito e realizou nesta quarta-feira, 25, vistoria em três imóveis fechados na Alameda Cajazeiras, no Caminho das Árvores.

Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a capital registrou 1.385 casos de dengue notificados em 2018 (janeiro a setembro), 90 de chikungunya e 79 de zika vírus. Este ano já ocorreram 7.624 notificações de arboviroses a mais (6.360 de dengue, 2.116 de chikungunya e 533 de zika vírus).

A ação teve parceria da Guarda Municipal de Salvador, além de um chaveiro, para viabilizar o acesso, e, ao final, foram encontrados seis focos. Após a inspeção, o chaveiro tranca o imóvel. Fechado há mais de cinco anos, o imóvel nº 12 foi a situação mais crítica. Foram encontrados quatro focos, dentre eles um tanque subterrâneo de cinco mil litros. “Será feito o tratamento com larvicida”, disse o agente de combate a endemias Tiago Seixas.

Gabriel Rosas, supervisor da equipe, explicou que três vezes em horários alternados não obteve sucesso na vistoria dos imóveis. “É um trabalho que precisa ser continuado”.

Reginaldo Ferreira, supervisor de campo do CCZ, chamou a atenção para os cuidados que o proprietário do imóvel deve tomar. “Esse reservatório tem que ser lacrado”. Nesse reservatório foi encontrado o Aedes aegypti em seus quatro estágios: ovo, larva, pupa e mosquito desenvolvido.

Na segunda residência, nº 11, foram encontrados mosquitos, resíduos de lixo e depósitos. No terceiro local, um terreno baldio, foram detectados dois focos. Suspeitas de focos devem ser informadas pelo telefone (71) 3266- 2188. O serviço funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Pedro Silveira Leite
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vejam também

Entre os dias 8 e 17 de janeiro, os soteropolitanos vão celebrar uma das maiores festas re…