Home Destaques do Dia Nossa Senhora da Luz ganha obra gigante

Nossa Senhora da Luz ganha obra gigante

5 min read
0
0
62

Uma escultura de Nossa Senhora da Luz, com cerca de 3,5 metros, foi instalada na frente da paróquia de mesmo nome no bairro da Pituba, em Salvador. Com o pedestal, a imagem chega a um total de 11 metros de altura.

A obra, que surgiu de uma parceria da paróquia Nossa Senhora da Luz com a Fundação Gregório de Matos (FGM), é assinada pelo artista plástico Félix Sampaio, de 59 anos.

A escultura carrega uma mensagem de acolhimento e proteção a moradores e transeuntes, no momento que o Brasil e o mundo enfrentam a pandemia de Covid-19 (novo coronavírus).

“Há muito tempo a paróquia Nossa Senhora da Luz tem o desejo de botar um monumento ali, desde que foi feita a reforma na praça, e isso foi em 2016. O tempo foi passando e eles me pediram a proposta de um layout para ver como ficaria a escultura. Nós bolamos um pedestal para que todos que passem por ali possam ver e a paróquia conversou com o prefeito, que aprovou e trabalhamos com a FGM dentro disso”, contou Félix Sampaio.

Para esculpir o monumento foram necessários quatro meses de dedicação, além das questões burocráticas para conseguir realizar o projeto. “Infelizmente, foi finalizada em meio à essa pandemia, mas graças à Deus a paróquia e o pessoal da igreja gostaram do resultado”, falou o artista.

Para Félix, uma das preocupações principais era a questão do material que seria usado, visando evitar vandalismo e o salitre da orla. “No Brasil, não se tem o hábito de fazer monumentos muito duradouros. O bronze é um material bom, mas existe o dano do vandalismo. O ideal para gente era achar algo que estivesse livre do vandalismo, livre da oxidação do tempo, e o que recomendamos foi o mármore carrara, mas ficou caro. No final, utilizamos fibra de vidro com uma pintura marmorizada e demos muitas camadas de verniz para que dure o máximo de tempo, sem precisar de manutenção”, explica Félix.

Com o projeto pronto, o artista só precisou ir na presentar à FGM a proposta final para que pudessem dar continuidade à escultura. “Nós fizemos várias reuniões para ajustar a proposta da igreja. Nós estabelecemos diálogo, contra-argumentamos em relação aos materiais, nossa preocupação por conta do vandalismo. Ajustamos a proposta dele, e no final de 2019 ele assinou o contrato que resultou nesse belo trabalho”, explicou Milena Tavares, diretora de Patrimônio e Humanidades da FGM.

À noite, o monumento contará com uma iluminação especial voltada para ele, incluindo a iluminação especial da tocha que a estátua está segurando, simbolizando a luz de Nossa Senhora.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Pedro Silveira Leite
Carregar mais em Destaques do Dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vejam também

Anatel recebe 6,6% a mais em reclamação, se comparado ao segundo semestre de 2019

As reclamações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no primeiro semestre de 20…