Home Notícias Ministro interino do Trabalho é réu na Justiça do Rio por furto de energia

Ministro interino do Trabalho é réu na Justiça do Rio por furto de energia

3 min read
0
0
167

O ministro interino do Trabalho, Helton Yomura, é réu em uma ação da Justiça do Rio, que apura uma ligação clandestina de energia elétrica. O caso aconteceu em 2014, na empresa em que Helton é sócio. Ele foi o novo nome indicado pelo PTB para assumir de vez a pasta após o impasse envolvendo a deputada Cristiane Brasil.

A empresa na qual Helton Yomura é um dos sócios, fica no Rio de Janeiro, aluga e vende empilhadeiras e peças para máquinas. A ligação clandestina foi descoberta em um galpão na Zona Norte do Rio. O “gato de luz” foi encontrado em abril de 2014 por funcionários da Light, a concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica, e a polícia foi chamada.

Os técnicos constataram que os dois medidores de consumo tinham desaparecido e a energia consumida pela empresa de Helton não estava sendo registrada.

De acordo com a denúncia feita pelo Ministério Público em 2014, e aceita pela Justiça em 2015, os sócios Baldomero Simões Abreu e Helton Yomura, “de janeiro a abril de 2014, livre e conscientemente, subtraíram para si energia elétrica da propriedade da empresa Light, concessionária de serviço público”, afirmou o promotor no documento.

Ainda segundo a denúncia, eles “concordaram e permitiram a retirada do medidor e a realização dessa ligação clandestina”. O prejuízo estimado pela Light com esse desvio é de R$ 25 mil, mas o total de energia furtada, segundo a concessionária, não tem como ser calculado.

Helton e o sócio dele foram denunciados pelo Ministério Público por dois crimes: furto de energia e furto qualificado. Se forem condenados pela justiça, eles podem pegar uma pena máxima de 12 anos de prisão.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por projetus
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vejam também

Área de lazer é inaugurada na Vila Ruy Barbosa em Salvador

Uma nova área de lazer foi inaugurada no bairro de Vila Ruy Barbosa, na Cidade Baixa, na n…