Home Notícias Hospital Aristides Maltez inaugura nova UTI Cirúrgica

Hospital Aristides Maltez inaugura nova UTI Cirúrgica

4 min read
0
0
190

Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, 26, a nova UTI Cirúrgica do Hospital Aristides Maltez, em Salvador, que contou com ajudas importantes para ser erguida.

O espaço, fruto da parceria entre o Governo do Estado, o grupo Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e o cantor Bell Marques, conta com 10 leitos para pacientes em tratamento intensivo e outros 16 de internação – sendo oito para cuidados paliativos e outros oito para pacientes cirúrgicos, além de duas salas cirúrgicas, com uma delas equipada exclusivamente para a realização de cirurgias videolaparoscópicas.

“Um país não se desenvolve apenas pela ação de governos, porque esses são passageiros. Já a sociedade e o sentimento de amor e de solidariedade são permanentes. Aproveito a oportunidade para parabenizar as mulheres voluntárias, muitas delas anônimas, que se doam para ajudar o próximo. Fico feliz em poder participar disso e ser mais um a espalhar essa semente do bem em prol de um mundo melhor”, declarou o governador Rui Costa.

O Aristides Maltez é a principal unidade de atendimento oncológico para população carente no estado.

Folia beneficente

A ampliação contou com R$10 milhões em recursos e contou com o “patrocínio” do cantor Bell Marques, que comandou dois shows beneficentes promovidos pela VSBA para arrecadar fundos que viabilizaram as intervenções: o Forró Solidário e a comemoração dos 40 carnavais do bloco Camaleão.

O artista revelou o sentimento de orgulho pela colaboração. “Em 1952, quando estava inaugurando o Aristides Maltez, eu estava nascendo. Morei aqui em Brotas e o Hospital era uma referência de ponto. Hoje, quando estava descerrando a placa, senti orgulho de mim mesmo por ter a certeza que contribui para fazer as pessoas mais felizes neste âmbito”, declarou o cantor.

Para atender todo mundo

Vice-presidente da Liga Baiana contra o Câncer, mantenedora do Hospital, o médico Aristides Maltez Filho disse que a entrega do novo espaço aumenta a perspectiva de zerar o número de cirurgias suspensas por falta de vaga em UTIs.

“Uma nova UTI com 10 leitos possibilita a não suspensão de cirurgias no hospital por falta de vagas. Além disso, ganhamos mais 16 leitos de internação que foram incorporados à nossa rotina, com um equipamento que existe pouco no país”, declarou.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Pedro Silveira Leite
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vejam também

Entre os dias 8 e 17 de janeiro, os soteropolitanos vão celebrar uma das maiores festas re…