Home Bahia Guanambi – Luthier Pedro Santos lança o primeiro disco “No Som das Cordas”

Guanambi – Luthier Pedro Santos lança o primeiro disco “No Som das Cordas”

8 min read
0
0
183

Pedro Santos é natural de Guanambi e há quase 30 anos vivencia a arte de ser luthier em sua terra natal, já fez instrumentos para nomes como Armandinho Macêdo, Anderson Cunha, Ronaldo do Bandolim, Ailton Reiner, Dudu Maia, Flavien Soyer, Kiko Loureiro, entre outros. Desde março de 2017 vem se dedicando à gravação e finalização do disco “No Som das Cordas”, que será lançado no dia 27 de abril (sexta-feira), às 19h30, no Memorial Casa de Dona Dedé, na Rua Manoel Vitorino, em Guanambi-BA. Entrada gratuita.

O som das cordas de um instrumento musical é uma paixão compartilhada por Pedro Santos tanto no seu trabalho como mestre luthier de instrumentos ornamentais, como na sua carreira como compositor e músico violeiro. Por isso a escolha deste nome para o disco envolvente que transborda uma estética musical íntima ao dedilhar do violeiro. O fascínio visual da madeira, sua forma, faz do luthier um mestre em desenvolver instrumentos únicos, que respondam a expressão musical do artista. Nesta obra musical Pedro Santos ocupa ambos os lugares, o de luthier e o de músico.

O trabalho como compositor também cresceu, e Pedro tem a oportunidade de transformar todo o rico material de composições em um disco solo, que registra toda a diversidade sonora dos diferentes tipos de viola, violões, bandolins, cavaquinhos, mascados pela sonoridade do som das cordas.

Com produção musical de Anderson Cunha, o disco foi gravado no Estúdio Attitude, em Salvador e tem 10 faixas, com composições autorais de Pedro Santos. Acompanhado de quatro músicos, o violeiro contou com a participação especial de convidados ilustres, como Jorge Cardozo (Bandolim) e Armandinho Macêdo (Bandolim).

O projeto tem o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Cultura, Governo da Bahia, Terra Mãe do Brasil, por meio do Edital de Culturas Populares, do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), vinculada à Secult/BA.

 

 

“No Som das Cordas”

O disco “No Som das Cordas” é o primeiro disco solo de um mestre da artesania do Sertão Produtivo baiano. Recompensa de meio século de vida e de mais de 30 anos dedilhando os sons e a poeira do sertanejo profundo, batalhador, artesão e artista. Por isso o lançamento deste trabalho tem por objetivo fortalecer as manifestações tradicionais populares da região de Guanambi.

Para Pedro Santos gravar seu primeiro disco “No Som das Cordas”, “é um sonho e uma realidade, um desejo e uma necessidade, um desafio e uma vontade, um querer e uma ansiedade de tornar disco, de tornar música, de tornar som a paixão de um luthier pelo instrumento e pela música que emana dele. Foi maravilhoso passar por todo esse processo de produção de um disco, pois já tenho certa experiência com gravações minhas e de outros artistas, mas um trabalho completo só com músicas de minha autoria é a primeira vez e a expectativa para o show de lançamento é grande”.

 

Pedro Santos

Nascido em 1966, na zona rural do município de Guanambi, Território de Identidade do Sertão Produtivo, o músico Pedro Santos começou a tocar viola aos 12 anos, participando de programas sertanejos nas rádios Educadora Santana, de Caetité e Cultura, de Guanambi. Durante a década de 1980 fazia apresentações acompanhando outras duplas sertanejas da região.

No início de 1990, começa a construir suas próprias violas. Ainda com muita dificuldade, principalmente pela falta de informação na região sobre a fabricação de instrumentos artesanais. Paralelo ao ofício de artesão continuou viajando e se apresentando com duplas sertanejas, integrando o Programa Show de Domingo, na Rádio Alvorada. Lá participou da gravação de um disco para o Programa, em 1998, uma coletânea com vários cantores da região.

A partir dos anos 2000, o ofício de luthier começa a ser reconhecido e seus instrumentos passam a ser adquiridos por outros tocadores. Também participa de gravações, em estúdio, do disco de vários músicos, sempre tocando viola. Em 2007, participa da gravação do DVD da dupla André e Mazinho. E em 2009, grava um CD, com músicas de raiz, fazendo a dupla Pedro Santos e Advaldo.

 

SERVIÇO

Show de lançamento do disco “No Som das Cordas” de Pedro Santos

DATA: 27/04/2018 – Sexta-feira

HORÁRIO: 19h30

LOCAL: Memorial Casa de Dona Dedé, na Rua Manoel Vitorino, em Guanambi-Ba. Entrada gratuita.

CD “No som das Cordas” R$ 20,00 no local.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por projetus
Carregar mais em Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vejam também

Bonfim ganha monumento pelo fim da intolerância religiosa

O monumento foi instalado em frente à Basílica, e cada letra tem 1,20 metro de altura e 27…