Home Notícias Dia D da vacinação antirrábica será neste sábado (04)

Dia D da vacinação antirrábica será neste sábado (04)

4 min read
0
0
153

A Campanha de Vacinação Antirrábica na capital baiana chega a sua última semana e, neste sábado (4), acontecerá o Dia D da vacinação. O objetivo da estratégia é, principalmente, alcançar os 117 mil animais que ainda não foram imunizados.

A meta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é imunizar, pelo menos, 200 mil pets durante a campanha e até segunda-feira (30), 83 mil animais entre cães e gatos receberam a dose. A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade.

Os donos de animais de estimação poderão levar os bichos para imunização em 265 postos fixos e itinerantes, distribuídos em todas as regiões da capital baiana. Nos postos de saúde fixos a ação ocorre entre 08h e 14h, já nos postos volantes instalados em locais estratégicos a imunização acontece das 09h ás 14h para atender a população. Após o término da campanha, a vacinação continuará sendo realizada em mais de 100 unidades de saúde, dentro da rotina do serviço público de saúde.

Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.

O veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Aroldo Carneiro, ressaltou a importância de a população procurar os postos. “Só esse ano, Salvador registrou dois casos confirmados de raiva em morcego nos bairros de Piatã e Arenoso no mês de julho, com isso, os cães e gatos ficam vulneráveis ao contato”, declara.

O coordenador explicou ainda que os morcegos são animais silvestres protegidos por lei e importantes para o equilíbrio ecológico. Por isso, não podem ser eliminados ou presos sem a autorização de órgãos ambientais. “Sempre que encontrar um morcego em local e horário não habitual, apresentando dificuldade para voar ou morto, o cidadão deve entrar em contato imediatamente com o CCZ pelos telefones 3611-7331 / 3611-7310 ou 156. Os animais devem ser mantidos isolados até a chegada dos profissionais do órgão”, esclareceu.
As pessoas que tiverem contato com qualquer animal suspeito de raiva devem lavar imediatamente o local com água e sabão e procurar o serviço de saúde.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por projetus
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vejam também

Taxista e passageiro são mortos a tiros no bairro da Calçada

Um taxista e um passageiro foram mortos a tiros na noite da quarta-feira (21) na Calçada. …