Home Destaques do Dia Coronavírus: assistência social pode ser determinante para sobrevivência de famílias

Coronavírus: assistência social pode ser determinante para sobrevivência de famílias

3 min read
0
0
53

Diante da propagação do novo coronavírus (Covid-19) e a recessão da economia, a garantia de serviços para famílias em vulnerabilidade e risco social, como pessoas em situação de rua, idosos, cidadãos em situação de pobreza e extrema pobreza, pode ser determinante para a sobrevivência de milhares de pessoas.

Conforme avaliação da secretária municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Ana Paula Matos, é preciso organizar ainda mais a assistência social para atender as pessoas de forma segura. “O Bolsa Família passa a ser essencial nesse momento. Pode ser a diferença entre a vida e a morte. Muitas das pessoas vivem da informalidade, da venda de pequenas coisas em locais de aglomeração, que devem ser evitados”, alerta.

A secretária ressalta que muitas dessas pessoas têm o Bolsa Família como única fonte de renda. “Se não atualizarmos os cadastros, famílias perdem o benefício e não têm o que comer. A gente precisa estar ainda mais atento para que todas essas pessoas que realmente precisam tenham seu benefício atualizado e que, assim, elas possam ter o recurso,que pode determinar a sobrevivência de um indivíduo, Muitas vezes, é um provimento único de sustento que eles têm. O trabalho da assistência social está no rol dos serviços essenciais”, completa.

Com a aproximação do período de chuvas, a titular ressalta, ainda, a responsabilidade da Secretaria de Promoção Social com pessoas em situação de rua. “Para que a gente possa estar preparado, estamos organizando um plano emergencial, com ações específicas para nossa equipe”, conta.

Medidas já foram adotadas para minimizar os riscos de propagação do coronavírus entre os assistidos pela Sempre, a exemplo da proibição de visitas e a saída de idosos do Abrigo Dom Pedro II e abrigos conveniados.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Pedro Silveira Leite
Carregar mais em Destaques do Dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vejam também

Mercado do Peixe tem queda de 60% nas vendas por conta da pandemia !

A pandemia do novo coronavírus chegou para mudar a relações da população mundial por causa…