Desde o anúncio da nova contratualização com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Santa Casa de Nazaré, município situado a aproximadamente 78 quilômetros de Salvador, vem sofrendo dificuldades para continuar os atendimentos.
Para se adequar à nova realidade, após corte de recursos, o pronto-socorro da unidade vem agendando apenas casos de urgência e emergência, encaminhando pacientes não-urgentes para postos de saúde.
Na última terça-feira (08), o deputado federal Antônio Brito entregou ao Governador Rui Costa um ofício sobre a reavaliação do corte retroativo no valor repassado para Santa Casa de Misericórdia de Nazaré.
O documento foi assinado por prefeitos de cinco municípios, fazendo um apelo em relação ao corte de recurso financeiro de forma retroativa à produção de fevereiro, março e abril.
“O corte retroativo compromete a saúde financeira da unidade e a restituição desse valor garante o pagamento de dívidas já contraídas de acordo com o planejamento financeiro que foi traçado em cima de valores anteriores ao corte”, avaliou o provedor da Santa Casa de Nazaré, Cleidson Prazeres.
A Santa Casa de Nazaré possui 187 anos e é uma instituição filantrópica que realiza atendimentos exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).